Curta Happiness

Você está vivendo uma armadilha?

Análise

O vídeo começa com uma corrida dos ratos, onde os roedores são claramente apresentados no contexto dos seres humanos e sua sociedade é uma representação da nossa.

Na estação de metrô, eles se aglomeram em números desconfortáveis para embarcar em seu destino para “Nenhum Lugar”. Infelizmente, é precisamente nesse ponto que a maioria das pessoas atualmente se dirige.

Inúmeros cartazes e anúncios podem ser vistos em toda a sociedade dos ratos, todos alegando vender a felicidade, que é o que está por trás da maioria das estratégias de marketing – Manipule a memória associativa e as emoções, para que comprem coisas de que não precisam acho que isso lhes trará felicidade.

Há também uma lata de Soma sendo anunciada em diferentes partes do filme. No romance premiado de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, Soma é uma droga usada pela classe dominante para distrair e pacificar as massas.

O filme segue um rato em particular, que está claramente em busca da felicidade…

Ele compra coisas que ele realmente não precisa, frequenta a sexta-feira negra, compra um novo carro esportivo, vira álcool e, depois, drogas farmacêuticas – tudo em busca da felicidade. Claro que este é o dia moderno humano.

Infelizmente, o rato ainda não consegue encontrar a felicidade. Recusando-se a desistir, ele começa a buscar uma nota de US $ 100.

Antes que ele possa perceber o que realmente aconteceu (porque ele estava tão cegamente focado em conseguir o dinheiro), ele descobre que é tarde demais e ele se apaixonou pela Armadilha do Dinheiro, que o transformou em uma vítima inocente da Corrida dos Ratos. – como todo mundo.

Como podemos nos proteger da armadilha da felicidade?

“A manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões organizados das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam esse mecanismo invisível da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder dominante de nosso país. Somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos são formados, nossas ideias são sugeridas, em grande parte por homens dos quais nunca ouvimos falar ”.

Edward Bernays, também conhecido como “o pai das relações públicas”
[Propaganda, PG. 37, 1928]
Referência:
Assista no YouTube a animação Happiness
Outra indicação Most Depressing Human Life Animation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *