Confiar demais no talento ameaça sucesso

  1. Psicóloga diz que os que creem no poder da aptidão tendem a não realizar seu potencial por estarem preocupados em parecer inteligentes.
  2. Para pesquisadora de Stanford, as pessoas que acreditam que talento pode ser desenvolvido são aqueles que realmente crescem.
  3. Por que algumas pessoas realizam seu potencial de criatividade nos negócios e outras, igualmente talentosas, não o fazem?

Depois de três décadas de pesquisas, Carol Dweck acredita que a resposta para esse enigma depende da forma pela qual as pessoas pensam sobre inteligência e talento.

Aquelas que acreditam que nasceram com toda a inteligência e os dotes que terão na vida tendem a abordar a existência com o que ela define como uma “atitude mental rígida”.

Aquelas que acreditam que suas capacidades podem se expandir ao longo do tempo, no entanto, têm uma “atitude de crescimento”.

A sociedade é obcecada pela questão do talento e do gênio, e quanto às pessoas que são boas “naturalmente”, dotadas de capacidade inata.

Transpor as fronteiras entre a psicologia:

  • Pessoal
  • Social
  • Do Desenvolvimento

As pessoas que acreditam que talento pode ser desenvolvido são aquelas que realmente crescem, pressionam barreiras, confrontam seus erros e aprendem com eles. Nesse caso, o esforço supera o talento natural em virtualmente todos os casos.

Livro
Mindset: The new psychology of success
Carol Dweck

Ela atribui o sucesso de diversos presidentes de empresas à atitude de crescimento, mencionando sua capacidade de inspirar os comandados.

Procurar sempre pessoas com talento quanto pessoas com uma atitude de crescimento nos potenciais contratados, pessoas apaixonadas por aprender e que prosperam em meio ao desafio e à mudança.

Scott Forstall, VP de Desenvolvimento de Software da Apple, alerta a todos os candidatos que entrevista e promete a oportunidade de cometer erros e enfrentar dificuldades, mas um dia fazer alguma coisa de que nos lembraremos pelo resto da vida.

Apenas as pessoas que aceitaram o desafio de imediato foram aceitas na equipe.

A intuição dele era a de que o ideal eram pessoas que acreditavam em se estender, em lugar daquelas que preferiam ser reis em seus próprios campos.

As pessoas com atitude de crescimento tendem a demonstrar a perseverança e a persistência necessárias para fazer dos revezes que sofrem na vida, a origem de futuro sucessos.

A capacidade de aprender com a experiência foi mencionada como ingrediente número um para a realização criativa.

Nada é melhor do que ver pessoas encontrando maneiras de fazer coisas que apreciam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *