- Psicóloga diz que os que creem no poder da aptidão tendem a não realizar seu potencial por estarem preocupados em parecer inteligentes.
- Para pesquisadora de Stanford, as pessoas que acreditam que talento pode ser desenvolvido são aqueles que realmente crescem.
- Por que algumas pessoas realizam seu potencial de criatividade nos negócios e outras, igualmente talentosas, não o fazem?
Depois de três décadas de pesquisas, Carol Dweck acredita que a resposta para esse enigma depende da forma pela qual as pessoas pensam sobre inteligência e talento.
Aquelas que acreditam que nasceram com toda a inteligência e os dotes que terão na vida tendem a abordar a existência com o que ela define como uma “atitude mental rígida”.
Aquelas que acreditam que suas capacidades podem se expandir ao longo do tempo, no entanto, têm uma “atitude de crescimento”.
A sociedade é obcecada pela questão do talento e do gênio, e quanto às pessoas que são boas “naturalmente”, dotadas de capacidade inata.
Transpor as fronteiras entre a psicologia:
- Pessoal
- Social
- Do Desenvolvimento
As pessoas que acreditam que talento pode ser desenvolvido são aquelas que realmente crescem, pressionam barreiras, confrontam seus erros e aprendem com eles. Nesse caso, o esforço supera o talento natural em virtualmente todos os casos.
Livro
Mindset: The new psychology of success
Carol Dweck
Ela atribui o sucesso de diversos presidentes de empresas à atitude de crescimento, mencionando sua capacidade de inspirar os comandados.
Procurar sempre pessoas com talento quanto pessoas com uma atitude de crescimento nos potenciais contratados, pessoas apaixonadas por aprender e que prosperam em meio ao desafio e à mudança.
Scott Forstall, VP de Desenvolvimento de Software da Apple, alerta a todos os candidatos que entrevista e promete a oportunidade de cometer erros e enfrentar dificuldades, mas um dia fazer alguma coisa de que nos lembraremos pelo resto da vida.
Apenas as pessoas que aceitaram o desafio de imediato foram aceitas na equipe.
A intuição dele era a de que o ideal eram pessoas que acreditavam em se estender, em lugar daquelas que preferiam ser reis em seus próprios campos.
As pessoas com atitude de crescimento tendem a demonstrar a perseverança e a persistência necessárias para fazer dos revezes que sofrem na vida, a origem de futuro sucessos.
A capacidade de aprender com a experiência foi mencionada como ingrediente número um para a realização criativa.
Nada é melhor do que ver pessoas encontrando maneiras de fazer coisas que apreciam.